ACIST EMPREENDE

Designação do projeto: ACIST INOVA - Inovação e Coopetição no Sector das Telecomunicações

Projeto Nº: 36350 

Apoio: SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas | Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Região de intervenção: Norte, Centro e Alentejo

Entidade beneficiária: ACIST – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE COMUNICAÇÕES DE PORTUGAL

Data de início: 01/01/2018

Data de conclusão: 31/12/2019

Custo total elegível: 504.875,56 Euros

Apoio financeiro da União Europeia  FEDER: 429.144,23 Euros

Síntese do Projecto:

O ACIST INOVA tem como objetivo estratégico o estabelecimento de uma abordagem coletiva, visando o reforço da competitividade dos operadores do sector das telecomunicações, através da melhoria das suas competências empresariais e da criação de novas dinâmicas de coopetição, promovendo maior inclusão das PME na economia digital.

Para a prossecução deste desígnio global, a ACIST está a desenvolver ferramentas de suporte que se destinam a promover a inovação, a reforçar a eficiência e a contribuir para a minimização de custos das PME do sector das telecomunicações. 

Pretende-se, também, criar novas dinâmicas de coopetição, através da renovação do e-Marketplace do sector das tele-comunicações, assegurando maior visibilidade das empresas no mercado, maior rapidez e eficiência através da desmaterialização dos processos de procurement e reforço da exploração de sinergias e complementaridades entre empresas, numa ótica de cluster.

As principais atividades em curso, no âmbito do projeto sumariam-se em seguida:

 Desenvolvimento de apps ITED e ITUR para dispositivos móveis (smartphones e tablets). Definição de especificações, desenvolvimento, teste e debugging de duas aplicações para dispositivos móveis – apps ITED e ITUR – que se destinam a promover o conhecimento e aplicação da legislação e regulamentação técnica e a adoção de boas práticas no projeto e instalação de infraestruturas e redes de comunicações eletrónicas em edifícios (ITED) e em loteamentos, urbanizações e conjuntos de edifícios (ITUR).

⦁ Desenvolvimento de software de desenho, cálculo e orçamentação ITED. Definição de especificações, desenvol-vimento, teste e debugging de software especializado para desenho, cálculo e orçamentação de infraestruturas e redes de telecomunicações, para apoio a projetistas ITED, contribuindo decisiva-mente para a agilização de processos e a redução de custos;

 Dinamização do e-marketplace das PME do sector das telecomunicações. Relançamento e reconfiguração do e-Marketplace do sector das tele-comunicações, envolvendo também a sua interligação operacional com as ferramentas digitais acima referidas. O e-markeplace permitirá a obtenção e integração de informação sobre potenciais fornecedores e preços de equipamentos e materiais, de modo a facilitar a partilha de informação e os processos de simulação, de cálculo e de orçamentação. Trata-se da criação de um verdadeiro portal de oferta e procura no âmbito deste sector, com registo dos fornecedores e disponi-bilização de catálogos atualizados de produtos, facilitando a decisão, agilizando processos e otimizando recursos.

 Promoção e disseminação. Difusão alargada junto dos públicos-alvo das novas ferramentas e recursos disponíveis, através de materiais promocionais adequados (e.g. folhetos, brochuras, vídeos, publicação técnica) e da realização de roadshows e de acções de demonstração.

Galeria de fotos/vídeos do projeto

Site em remodelação. Em breve poderá acompanhar todas as atividades e novidades que a ACIST está a preparar!