Smart Cities são palco de investimento reforçado

O investimento mundial em tecnologias destinadas a suportar as iniciativas no âmbito das Smart Cities deverá atingir os 80 mil milhões de dólares até ao final deste ano. Os dados são da IDC que, no seu Worldwide Semiannual Smart Cities Spending Guide, explica que à medida que as iniciativas ligadas às cidades inteligentes ganham força, o respetivo investimento deverá acelerar ao longo dos próximos cinco anos, chegando aos 135 mil milhões de dólares em 2021.

Serena Da Rold, program manager no Customer Insights & Analysis Group da IDC, recorda que “as cidades inteligentes deixaram de ser apenas uma coleção de projetos emblemáticos, mas discretos, para se tornarem uma oportunidade de mercado importante e com capacidade para impulsionar investimentos tecnológicos significativos em 2018 e nos anos seguintes".

Diz a IDC, que o “nascimento” de uma Cidade Inteligente começa no momento em que se coordenam várias iniciativas inteligentes com o objetivo de alavancar investimentos em tecnologia em toda a cidade, se utilizam plataformas comuns para diminuir o tempo/custos de manutenção, partilhar dados em todos os sistemas e vincular os investimentos em TI, de forma clara, às missões inteligentes.

Os programas Smart City surgem suportados em tecnologias da 3ª Plataforma, diz ainda a IDC, que acredita que as prioridades estratégicas que terão maior investimento em 2018 e nos anos seguintes são o transporte inteligente, a segurança pública baseada em dados e as energias e infraestruturas resilientes.

Em termos geográficos, os Estados Unidos são apontados como o maior mercado de tecnologias Smart City, com uma previsão de investimentos que pode chegar aos 22 mil milhões de dólares em 2018.

De acordo com a IDC, a China surge no mapa como o segundo mercado, muito próximo dos EUA, com investimentos de quase 21 mil milhões só este ano. Os dois países assumem uma trajetória de crescimento semelhante ao longo dos próximos cinco anos, com taxas de anuais de 19% e 19,3%, respetivamente.

Imprimir    Enviar a um amigo