SpaceX constrói banda larga via satélite

Os planos de Elon Musk para colonizar Marte atingiram agora um novo nível depois da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) validar a licença para construção de uma rede de banda larga por satélite. Em 2015, Musk chegou a anunciar que planeava lançar uma divisão de internet via satélite que ajudaria a financiar uma futura cidade em Marte, mas, na altura, o projeto não passou de uma demonstração de intenções. 

Para já, os planos agora aprovados servem apenas o mercado norte-americano, mas podem mais tarde chegar a outras partes do mundo através da SpaceX.

De acordo com o presidente da FCC, Ajit Pai “a tecnologia deve ajudar a população norte-americana que vive em áreas de difícil acesso, onde cabos de fibra ótica e torres de telemóvel não chegam”.

Neste projeto, a SpaceX vai utilizar uma nova geração de tecnologias de satélite para a baixa órbita terrestre. Segundo as mais recentes previsões, os satélites experimentais da SpaceX devem ser lançados usando um foguete Falcon 9.

Imprimir    Enviar a um amigo