Observatório das Telecomunicações e Barómetros

Novos Surface também a pensar no mercado empresarial

A partir do próximo dia 15 de junho já é possível adquirir os novos Surface Proe Surface Laptop da Microsoft. Qualquer um dos dispositivos agora anunciados apostam num conceito de elevado desempenho sem que isso tenha impacto negativo quer no design, quer no formato portátil dos computadores.

Publicado: 13 Junho, 2017

Roaming chega ao fim na Europa

O fim do ‘roaming', entra em vigor a partir do dia 15 de junho, mas levou mais de dez anos a tornar-se realidade na União Europeia.

Publicado: 11 Junho, 2017

Ericsson lidera projeto 5GCAR

O “5GCAR project” liderado pela Ericsson foi selecionado como parte da segunda fase da 5G Infrastructure Public Private Partnership (5G PPP), e é elegível para financiamento da União Europeia. 

Publicado: 11 Junho, 2017

Continental desenvolve tecnologia 5G para carro conectado

A Continental iniciou uma investigação conjunta e uma colaboração com a japonesa NTT DOCOMO com o intuito de melhorar as funções de “infotainment” e construir as bases para a comunicação sem fios entre o veículo e restantes sistemas (V2X). 

Publicado: 06 Junho, 2017

Ericsson acelera 5G em Indianápolis

A Verizon e a Ericsson aceleraram na corrida Indianápolis 500 de 2017, demonstrando como o 5G vai transformar a vida de famílias e fãs de desporto no futuro. 

Publicado: 06 Junho, 2017

Museu das Comunicações apresenta app móvel

Já está disponível na APP Store e no Google Play uma aplicação mobile que visa dinamizar o espaço museológico e tornar a visita ao Museu das Comunicações numa experiência totalmente diferente.

Publicado: 04 Junho, 2017

Por uma Internet mais segura

O ANASTACIA - “Advanced Networked Agents for Security and Trust Assessment in CPS/IoT Architectures” - é um projeto financiado pela União Europeia que visa garantir os níveis de segurança dos ficheiros cibernéticos (CPS) baseados na Internet das Coisas (IoT), através da criação de um selo dinâmico de segurança e privacidade.

Publicado: 04 Junho, 2017

Mais subscrições de serviços de alta velocidade

São cada vez mais os portugueses que contratam serviços de telecomunicações de alta velocidade para os seus lares, sendo que este número ascendia a cerca de 2,1 milhões no final de março.

Publicado: 04 Junho, 2017

Seria mesmo possível evitar o WannaCry?

As notícias dos mais recentes ataques mundiais de ransomware tomaram conta dos media. Na realidade, este era um ataque que podia ter sido evitado e a larga maioria das organizações que foram afetadas apenas se podem culpar a elas próprias, defende a IDC.  

Publicado: 29 Maio, 2017

Mercado flat nos dispositivos de computação pessoal

As vendas mundiais de computadores pessoais (PCD), que integram os PC tradicionais (uma combinação de desktop, notebook e estações de trabalho) e tablets, devem cair de um total de 435 milhões de unidades em 2016 para 405,2 milhões de unidades no final de 2021.

Publicado: 29 Maio, 2017

Apple testa mmWave para 5G

Com a quinta geração de internet móvel à porta, a Apple deu já luz verde para iniciar testes no iPhone com 5G.

Publicado: 28 Maio, 2017

Comissão Europeia analisa progresso digital europeu

A Comissão Europeia (CE) publicou o seu relatório anual onde analisa o progresso digital na Europa. 

Publicado: 21 Maio, 2017

Queda ligeira das vendas de tablets marca primeiro trimestre

Segundo dados recentemente divulgados pela IDC, o mercado de tablets na Europa Ocidental registou uma ligeira contração de 1,7% no primeiro trimestre. Ainda assim, no total foram expedidos 7,1 milhões de aparelhos o que resulta num desempenho “acima das expectativas” revelando alguma “resiliência do mercado após muitos trimestres de queda” sublinha a IDC. 

Publicado: 21 Maio, 2017

Consumidores podem analisar pacotes telco existentes no mercado

Os consumidores portugueses passam a poder comparar gratuitamente todos os pacotes de telecomunicações existentes no mercado através da nova ferramenta disponibilizada na plataforma ComparaJá.pt.

Publicado: 21 Maio, 2017

Faixas da TDT devem suportar dados 5G

Até ao final do ano, Portugal terá de conseguir fechar os acordos transfronteiriços que vão permitir libertar as atuais faixas de frequências da televisão digital terrestre (TDT) para as redes móveis, ajudando assim a impulsionar a internet das coisas, os serviços cloud e o 5G. 

Publicado: 14 Maio, 2017
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18