Observatório das Telecomunicações e Barómetros

Europa quer liderar no mercado 5G

Foi recentemente assinado um acordo cuja a meta passa por assegurar a consolidação das redes 5G na Europa. O documento, de foro ministerial, surgiu no final da reunião informal dos ministros da área da competitividade e telecomunicações de toda a União Europeia.

Publicado: 17 Julho, 2017

Tecnologia NB-IoT suporta contadores inteligentes

O primeiro piloto operacional com contadores inteligentes de energia elétrica e tecnologia de comunicação NB-IoT já começou no Parque das Nações, em Lisboa. O projeto, inédito a nível mundial, resulta de uma parceria entre cinco empresas – EDP Distribuição, Huawei, JANZ CE, u-blox e a NOS -  e deverá ficar concluído até ao final do ano. 

Publicado: 17 Julho, 2017

Chegou o ‘lado inteligente’ de Lisboa

A NEC Portugal foi o parceiro tecnológico escolhido pela Câmara Municipal de Lisboa para assegurar a implementação de uma infraestrutura de cidade inteligente. 

Publicado: 16 Julho, 2017

Anacom quer reduzir conflitos sobre titularidade de infraestruturas

A Anacom emitiu uma recomendação dirigida às entidades com infraestruturas aptas ao alojamento de redes de comunicações eletrónicas. O documento fornece diretrizes para a resolução de situações de conflito, quanto à titularidade deste tipo de infraestruturas e dirige-se a entidades detentoras e gestoras.

Publicado: 13 Julho, 2017

Saúde na mira do 5G

O mais recente relatório Ericsson, “From Healthcare to Homecare”, revela as perspetivas dos consumidores sobre o impacto do 5G no futuro dos cuidados de saúde e ainda ainda o processo de transformação dos cuidados de prevenção, de rotina e pós-operatórios. 

Publicado: 12 Julho, 2017

Calendário é apertado, mas 5G deve chegar mesmo em 2019

Durga Malladi, vice-presidente sénior de engenharia da Qualcomm, defende que vai ser possível cumprir o calendário definido pela 3GPP e ter redes 5G a funcionar em 2019, ainda que alcançar a meta possa significar uma corrida contra o tempo.

Publicado: 10 Julho, 2017

Despesas anuais TIC crescem exponencialmente

O peso que novas ofertas tecnológicas vão ganhando, incluindo-se aqui as áreas de Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), robótica e realidade aumentada / realidade virtual (AR / VR) vai ajudar a impulsionar a próxima onda de crescimento nas tecnologias de informação e comunicação (TIC). A previsão é deixada pela a IDC no seu Worldwide Black Book: 3rd Platform Edition. O mesmo trabalho fala ainda num valor global do mercado na casa dos 5,5 biliões de dólares até 2020.

Publicado: 10 Julho, 2017

Siemens reforça parceria com TCS

O acordo de parceria entre a Siemens e a TCS já não é propriamente uma novidade; existe há vários anos e foi, até mesmo, reforçado em março do ano passado no âmbito da disponibilização de capacidades analíticas. 

Publicado: 05 Julho, 2017

Realidade aumentada e virtual em rota ascendente

As receitas relacionadas com produtos para realidade aumentada e também headphones para suporte a realidade virtual, estão a crescer em todo o mundo. 

Publicado: 03 Julho, 2017

Cresceu a venda de impressoras 3D

Segundo dados do estudo “Worldwide 3D Printer Shipment Tracker” da IDC, a venda de impressoras 3D no fabricante cresceu 29% em 2016, com as receitas a subirem mais de 18% numa base ano após ano.

Publicado: 27 Junho, 2017

Drones, 5G e RV chegam aos Jogos Olímpicos pela mão da Intel

No âmbito de um acordo estabelecido entre a Intel e o Comité Olímpico Internacional (COI) vai ser possível experimentar a produção de vídeos em 360º, internet 5G, drones e realidade virtual durante as próximas olimpíadas. 

Publicado: 27 Junho, 2017

Brasil assina acordo internacional para o 5G

O Brasil estabeleceu um acordo de cooperação tecnológica no âmbito da tecnologia 5G com a União Europeia, mas também com os Estados Unidos da América, a Coreia do Sul, o Japão e a China.

Publicado: 25 Junho, 2017

Red Hat revela Hyperconverged Infrastructure Open Source

A Red Hat apresentou no mercado a solução Red Hat Hyperconverged Infrastructure, a primeira infraestrutura hiperconvergida (HCI) totalmente open source preparada para produção da indústria. 

Publicado: 25 Junho, 2017

Gastos mundiais com IoT crescem exponencialmente

Segundo dados do estudo «Worldwide Semiannual Internet of Things Spending Guide», elaborado pela IDC, os gastos mundiais com IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) devem crescer 16,7% numa base ano-após-ano em 2017, atingindo pouco mais de 800 mil milhões de dólares. A IDC diz ainda esperar que, em 2021, as despesas globais de IoT totalizem qualquer coisa como 1,4 triliões de dólares fruto de um forte investimento das organizações em hardware, software, serviços e conectividade que sustentam os conceitos de IoT.

Publicado: 22 Junho, 2017

Mercado de sistemas flash ganha terreno na EMEA

O mercado de sistemas flash ultrapassou as expectativas e apresentou um crescimento de 100,7% segundo dados divulgados pela IDC. O crescimento mais acelerado registou-se nos mercados da Europa Ocidental e no Médio Oriente e África. Em contraste, o segmento de mercado associado aos discos rígidos mais tradicionais (HDD) caiu 34,5% na EMEA no final do primeiro trimestre de 2017.

Publicado: 18 Junho, 2017
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18