Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

O movimento associativo assume, cada vez mais, um papel fundamental na defesa, promoção do debate, qualificação, interlocução privilegiada e reforçadamente legitimada dos seus associados.

 

A ACIST nasce para responder a estas necessidades, em simultâneo com o nascimento do mercado móvel em Portugal e consolida-se, acompanhando a abertura do restante mercado das TIC, afirmando-se como parceiro dos principais intervenientes (fabricantes, operadores e regulador).

 

O sector das TIC apresenta uma das mais elevadas dinâmicas de crescimento económico e de inovação. A alteração dos quadros normativos e técnicos que impulsionam o surgimento de novas plataformas e soluções técnicas condicionam fortemente a validade temporal de estratégias empresariais, a maturidade de investimentos e actualidade das qualificações dos recursos humanos.

 

Neste sector em permanente mutação, o movimento associativo é um aliado de grande relevância quando, através dos debates e fóruns que promove, suscita a análise detalhada, antecipa tendências e correntes de evolução - indicadores essenciais à correcção ou adopção de estratégias em linha com as realidades perspectivadas. A formação contínua de actualização e (re)qualificação dos recursos humanos é uma tarefa de grande valia na valorização dos activos humanos das organizações e na dotação de competências que permitam subir na cadeia de valor do negócio.

 

A edição regular da revista Teleforum, da Newsletter ACIST e das Newsletters ACIST PALOP, a página Web da ACIST, o e-marketplace, o Observatório das Comunicações que visa a estruturação e disseminação regular de informação técnica e comercial sobre o mercado nacional e internacional, designadamente os mercados lusófonos, o Barómetro sobre a evolução da conjuntura económica do sector, o Barómetro sobre a qualidade e fiabilidade dos serviços telefónicos móveis, a produção e edição de manuais técnicos, os DVD formativos e as Academias ACIST são instrumentos de comunicação e disseminação de saber que contribuem decisivamente para um alinhamento e acompanhamento de grupo por parte dos associados do sector.

 

As vantagens de negociação, à escala associativa, de benefícios concretos, através do ACIST card, planos de seguro de grupo e outros, a par do apoio jurídico e acompanhamento da actividade corrente, são auxiliares relevantes à actividade das empresas associadas e dos seus colaboradores.

 

A participação da ACIST nos principais fóruns mundiais de discussão e definição das políticas estratégicas à escala global das TIC, como a ITU, WITSA, FTTH Europe Council, conselho consultivo da ANACOM e fóruns promovidos pela ARCTEL e outras entidades de referência no sector, permitem acompanhar em tempo real e antecipar os movimentos estratégicos e as tendências sectoriais, com reflexos óbvios no negócio do sector também no nosso País.

 

A relação encetada com os PALOP baseada na partilha de conhecimento técnico assente no referencial português do ITED e ITUR e alicerçada na actividade das Academias ACIST nestes Países, conjuntamente com forte relação com os operadores e entidades reguladores locais, tem sido o veículo para a criação de plataformas comuns de entendimento duradouro que propiciará também o estabelecimento de relações comerciais que se querem duradouras e na perspectiva do médio e longo prazo. Aproveitar os elevados crescimentos económicos destes países a par da oportunidade de consolidação dos seus mercados das TIC é oportunidade, estímulo e desafio presente para os associados da ACIST.

 

É certo que a ACIST, respondendo à mutação permanente e dinâmica do sector das TIC em Portugal, terá também o desafio permanente de se adaptar e de se realinhar com os novos desafios, tendo sempre presente o interesse dos seus associados, a importância económica do sector na criação de riqueza para o país, quer através do mercado interno quer da exportação e dos ganhos de produtividade e aumento da competitividade associados.

 

 A sustentabilidade, crescimento e afirmação do sector das TIC em Portugal são o melhor testemunho da qualidade das empresas portuguesas das TIC e a ACIST será sempre um parceiro por excelência de todos os intervenientes do sector, fazendo parte integrante da voz, afirmação, crescimento e consolidação dos projectos e iniciativas empresariais dos seus associados.

 

Veja a mensagem do Presidente através do canal da ACIST no Youtube: http://www.youtube.com/acistportugal