Observatório das Telecomunicações e Barómetros

SpaceX constrói banda larga via satélite

Os planos de Elon Musk para colonizar Marte atingiram agora um novo nível depois da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) validar a licença para construção de uma rede de banda larga por satélite. Em 2015, Musk chegou a anunciar que planeava lançar uma divisão de internet via satélite que ajudaria a financiar uma futura cidade em Marte, mas, na altura, o projeto não passou de uma demonstração de intenções. 

Publicado: 19 Fevereiro, 2018

LG aposta em inteligência artificial própria

A LG pretende aproveitar a presença no Mobile World Congress, em Barcelona para apresentar a sua própria inteligência artificial.

Publicado: 19 Fevereiro, 2018

Chipset Snapdragon X24 aponta caminho para o 5G

A Qualcomm disponibilizou no mercado um novo chipset que vai suportar a transição para a quinta geração móvel. O Snapdragon X24 é, de acordo com o fabricante, “o primeiro chipset com modem 4G/LTE do mundo que consegue assegurar uma velocidade de 2Gbps”.

Publicado: 19 Fevereiro, 2018

Apple passa Samsung e recupera primeira posição nos smartphones

Embora os valores não tenham sido brilhantes, a verdade é que o quarto trimestre do ano terminou com a Apple de regresso ao primeiro lugar no mercado mundial de smartphones. 

Publicado: 19 Fevereiro, 2018

Qualcomm firma parceria com fabricantes chineses para 5G

A Qualcomm anunciou a assinatura de um acordo com quatro gigantes chineses fabricantes de smartphones – a Lenovo, a Oppo, a Vivo e a Xiaomi –, que prevê a aquisição e fornecimento de tecnologia para comunicações móveis. 

Publicado: 02 Fevereiro, 2018

Nova Iorque impõe neutralidade no acesso Web

O Estado de Nova Iorque anunciou a sua intenção de exigir aos fornecedores de acesso à Internet que mantenham a neutralidade neste serviço. Ao desrespeitarem esta regra, ficam impedidos de se candidatarem a concursos estaduais, de acordo com uma ordem assinada pelo governador Andrew Cuomo.

Publicado: 02 Fevereiro, 2018

Google instala novos cabos de fibra ótica submarina

Para além dos oito cabos submarinos de fibra ótica que teve já de instalar, a Google vê-se agora na necessidade de avançar com a criação de mais três deles em áreas bem distantes entre si, como o Pacífico e o Mar do Norte. Neste caso, o objetivo é assegurar um efetivo aumento da velocidade de transferência de dados e, ao mesmo tempo, servir também como alternativa caso outros meios venham a apresentar defeitos.

Publicado: 02 Fevereiro, 2018

Bosch, Vodafone e Huawei fomentam comunicação entre carros

Conhecida como Cellular-V2X (veículo para tudo), trata-se de uma nova tecnologia que torna possível aos automóveis comunicarem entre si e com o que os rodeia através de telefonia móvel. 

Publicado: 02 Fevereiro, 2018

Mobilizador 5G passa a contar com o Instituto de Telecomunicações

O Instituto de Telecomunicações, da Universidade de Aveiro vai passa a integrar o projeto «Mobilizador 5G». Trata-se de uma iniciativa cuja a meta principal passa por desenvolver a tecnologia de quinta geração no nosso país. 

Publicado: 02 Fevereiro, 2018

Nações Unidas apresentam plano para levar internet a 3,8 mil milhões

A metade da população mundial que no final de 2019 deverá continuar sem acesso à internet, cerca de 3,8 mil milhões de pessoas, é o alvo de uma iniciativa aprovada na reunião anual do Fórum Económico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

Publicado: 26 Janeiro, 2018

2018 marca aumento de receitas em impressão 3D

As despesas globais relativas à área de impressão 3D (incluindo hardware, materiais, software e serviços) devem atingir os 12 mil milhões de dólares até ao final deste ano, segundo dados do ultimo «Worldwide Semiannual 3D Printing Spending Guide» da IDC. 

Publicado: 26 Janeiro, 2018

Mercado vCPE pode atingir os 3 mil milhões em 2021

Enquadradas no paradigma de CPE virtual (vCPE, na sigla em inglês) as novas funcionalidades associadas à rede como o routing, a segurança e WAN passaram a ser disponibilizadas através de uma infraestrutura virtual multitenant.

Publicado: 19 Janeiro, 2018

Standard 5G abre novos caminhos no mercado

O anuncio de disponibilização da primeira especificação 5G é um importante acontecimento no sentido de tornar esta tecnologia uma efetiva realidade. A IDC acredita que esta disponibilização abre portas ao desenvolvimento de produtos de silício conforme os standards definidos, equipamentos de rede e dispositivos comerciais. 

Publicado: 19 Janeiro, 2018

Ericsson vai disponibilizar Smallcell 5g

A Ericsson anunciou a sua intenção de disponibilizar no mercado mundial uma smallcell (pequena antena para redes móveis indoor) compatível com as futuras redes 5G. 

Publicado: 19 Janeiro, 2018

NEC desenvolve estrutura de Fog Computing

Os NEC Laboratories Europe anunciaram o desenvolvimento do FogFlow, uma estrutura de fog computing que traz a gestão da informação de contexto para a periferia (edge) das redes. Esta estrutura permite o processamento de informações de contexto a pedido. 

Publicado: 19 Janeiro, 2018
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17